Diagnóstico de Varizes

Publicado em 07 de abril de 2019 no Jornal A Crítica


Atualmente, pelo menos 45% das mulheres apresentam algum grau de varizes, segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV).


Engana-se quem pensa que o problema é somente estético, visto que os "vasinhos" podem ocasionar problemas que vão desde inflamação na veia e surgimento de ferimentos na pele até o registro de uma grave embolia.


Para minimizar a possibilidade de agravamento da doença, uma das opções mais atuais e eficazes é a avaliação com a "Realidade Aumentada". Como o próprio nome já diz, o procedimento aumenta significativamente as chances de localização desses vasos nas pernas. O procedimento não é invasivo e pode ser realizado dentro do consultório de um especialista.


Durante o procedimento, o equipamento emite uma luz infravermelha que ilumina as veias e uma câmera capta imagem do tecido, mostrando as veias nutridoras. Em Manaus, o exame é realizado no Instituto Cardiovascular (ICV Manaus).


De acordo com a médica cirurgiã vascular Fabiana Lo Presti, a avaliação além de detectar os primeiros problemas, é ideal para os pacientes que já fizeram tratamento para as varizes e vasinhos que acabaram voltando. "A realidade aumentada é um exame que aumenta ainda mais a precisão do diagnostico, fazendo com que o paciente receba um tratamento mais eficaz", explicou.


Ainda segundo a especialista, a realização do procedimento em si diminui em até 80% a necessidade de cirurgias e em caso de um procedimento cirúrgico elimina o risco de incisões mal sucedidas e reduz o numero de perfurações.

Sintomas

Não são apenas os vasos visíveis que mostram se o paciente está com algum grau de varizes ou não. Outros sintomas também podem determinar o problema. Dentre eles estão:


- Queimação nas pernas e planta dos pés;

- Inchaço, especialmente nos tornozelos ao final do dia;

- Prurido ou coceira;

- Cansaço ou sensação de fadiga nas pernas;

- "Pernas inquietas";

- Câimbras.

Não existe nenhuma contra indicação para a realização do exame e é recomendado que mulheres de 20 a 50 anos incluam o precedimento em seu check-up anual.


Existem fatores de risco que podem determinar o surgimento de varizes. dentre eles estão: gravidez, ser do sexo feminino, idade avançada, excesso de peso e obesidade, história familiar de varizes, passar muito tempo em pé, doenças do fígado, líquido no abdome ou insuficiência cardíaca e passado de trombose venosa profunda.


O número de casos é maior nas mulheres por questões hormonais. As mulheres têm mais estrogênio e também tomam esse hormônio em terapia de reposição, como anticoncepcionais. Além disso, quanto maior o número de gestações, maior o risco de desenvolver varizes.


Alguns cuidados diários também podem minimizar os sintomas, como usar meias de compressão, praticar exercícios regularmente, manter um peso saudável, elevar as pernas sempre que possível e evitar longos períodos sentados e de pé.

10 visualizações

ICV - Instituto Cardiovascular

Av. Mário Ypiranga, 315 Ed. The Office Sl 716 . 717 . 718

Manaus | Amazonas | CEP 69029-520

  • Branca Ícone Instagram
  • White Facebook Icon

ICVMANAUS

Tel: 92 3584-1274 | 3584-5999