ICV - Instituto Cardiovascular

  • Branca Ícone Instagram
  • White Facebook Icon

Av. Mário Ypiranga, 315 Ed. The Office Sl 716 . 717 . 718

Manaus | Amazonas | CEP 69029-520

Tel: 92 3584-1274 | 3584-5999

ICVMANAUS

Cuidados para evitar problemas de saúde durante as férias

Dra. Fabiana dá dicas importantes para quem fará viagens de longas distâncias neste período.


Publicado em 7 de janeiro de 2020 no Portal D24AM

Passadas as festas de final e começo de ano, muita gente já está contando as horas para começar uma viagem de férias. Para que não haja nenhum problema, alguns cuidados com a saúde precisam ser tomados por aqueles que vão encarar muitas horas de voo. Afinal, ninguém que transformar algo tão esperado em um momento trágico.


“A maioria dos voos que saem da Manaus duram muitas horas, o que é um perigo para está propício à síndrome do viajante, que é uma coagulação do sangue dentro dos vasos que podem formar embolos. Essa é a famosa e tão temida trombose venosa profunda, que pode levar até mesmo à morte”, explicou a médica-cirurgiã vascular, Fabiana Lo Presti.


Segundo a especialista, esses coágulos podem se deslocar pela corrente sanguínea chegando ao pulmão, ocasionar a embolia pulmonar. Para evitar qualquer transtorno durante as viagens longas, a médica recomenda uma avaliação com o especialista para analisar os riscos de problemas vasculares. “Muitas vezes o paciente já apresenta indícios de doenças cardiovasculares que não estão sendo monitoradas e que podem ser reveladas com mais intensidade durante as férias”, ressaltou.

O que torna a viagem de avião perigosa é justamente as condições do voo relacionadas à  temperatura, umidade do ar e mobilidade. Dados comprovam que o tempo médio para o surgimento da trombose venosa profunda seja em torno de três a quatro horas de viagem, mas isso varia de acordo com cada paciente e as suas condições de saúde.


Existem alguns grupos de riscos que devem ter ainda mais atenção ao embarcar, são as pessoas com  diabetes, obesidade, fumantes, as que possuem varizes, mulheres acima de 40 anos e as gestantes. Também deve-se evitar a ingestão de álcool durante o voo e o uso de alimentos muito pesados antes de embarcar.


Sintomas e cuidados

Os primeiros sinais de que está ocorrendo algum problema podem ser observados rapidamente e são dor, calor excessivo, vermelhidão e rigidez na região onde se formou a trombose ou até mesmo dor no peito e falta de ar. A partir daí, é importante que se procure ajuda imediatamente”, afirmou a especialistas.


Segundo ela, alguns cuidados podem minimizar o problema. O ideal é a ingestão de bastante água, que ajuda na coagulação do sangue; evitar comer alimentos muito pesados e gordurosos antes de embarcar e, principalmente, manter a movimentação durante o voo. “Procure levantar e caminhar pelo avião a cada hora e meia, pode levantar e abaixar para exercitar as panturrilhas e movimentas os tornozelos, o que auxilia bastante no bombeamento do sangue”.


Ainda de acordo com a médica, esses são apenas alguns cuidados e não uma informação alarmista. “Uma pessoa com a saúde em dia não precisa ter medo de viajar de avião por conta desses casos. A visita ao médico é fundamental para eliminar qualquer possibilidade de problemas. Com esses cuidados, todo mundo pode aproveitar bem a viagem”, afirmou.


Mais informações podem ser obtidas por meio do perfil de Instagram (@icvmanaus) ou pelo canal de YouTube.


Matéria completa nos links:

https://d24am.com/saude/cuidados-para-evitar-problemas-de-saude-durante-as-ferias/ - Portal D24AM


https://www.acritica.com/channels/cotidiano/news/ferias-voos-longos-inspiram-cuidados-com-a-saude-veja-dicas - Portal A Crítica


http://amazonastotal.com.br/cuidados-para-evitar-problemas-de-saude-durante-as-ferias/ - Portal Amazonas Total


https://www.oamazonense.com.br/2020/01/voos-que-saem-de-manaus-e-sao-demorados.html - Portal O Amazonense


https://www.reportercabocla.com/2020/01/voos-que-saem-de-manaus-e-sao-demorados.html – Portal Repórter Cabocla

1 visualização